Vencendo o desânimo: Como encontrar a paz e o consolo hoje em dia
Como podemos encontrar a paz e o consolo quando tudo parece estar cheio de caos, confusão, desesperança e decepção?
“Onde encontrar a paz e o consolo, quando o mundo estiver contra mim? Se n’alma carregar dor, desconsolo, onde encontrarei a paz sem fim?”
As perguntas da alma presentes no comovente hino escrito por Emma Lou Thayne “Onde encontrar a paz?” são as mesmas perguntas feitas por muitas pessoas hoje em dia.
Como podemos viver nosso dia-a-dia e encontrar a paz e o consolo que tanto buscamos e precisamos, ao vivenciar o que parece ser um filme de ficção científica, com as regras de “distanciamento social” que cercam grande parte de nossas atividades e o estresse do isolamento, tanto físico quanto emocional?
Onde podemos encontrar consolo? A resposta é simples. Podemos nos voltar para Jesus Cristo, a fonte de toda a paz.
Em Mateus 11:28-30, lemos:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Este é um convite feito a nós, hoje! Muitos sentem-se cansados neste momento.
Desde pais e mães solteiros, que trabalham em casa e tentam cuidar de si mesmos e de seus filhos, a casais com filhos em idade escolar que agora também estudam de maneira remota.
Pessoas que vivem sozinhas e que não podem ver seus familiares, seja porque moram em cidades diferentes ou porque querem preservar aqueles que são mais vulneráveis nesse momento.
Casais sem filhos que estão aprendendo a conviver, onde somente um deles tem a possibilidade de trabalhar em casa.
As diferentes circunstâncias que atravessamos podem chegar a ser esmagadoras.
Como podemos seguir em frente? Como podemos encontrar o equilíbrio entre trabalhar de maneira eficaz, ter um tempo para a família, seja de maneira virtual ou física, e ter a certeza de nos cuidarmos individualmente? Como podemos evitar ficar estressados ou loucos?
“Se me aflige a dor, se perco alento, anseio por saber a quem correrei. Quem pode aliviar o meu tormento? Em Cristo paz real, certo, terei.”
Volte-se para Ele. Como nosso amado profeta, o presidente Russell M. Nelson nos relembrou, precisamos “ouvir o Senhor”.
Mas como O ouvimos?
Essa é uma pergunta que o presidente Nelson nos convidou a fazer. Podemos reservar um tempo para pensar na restauração e nas muitas formas que o Salvador tem se comunicado conosco, o que inclui as escrituras, e o doce espírito que surge quando prestamos nosso testemunho do Salvador.
Podemos ouvir o Senhor através da oração e sentir Suas palavras em nossos corações e mentes.
“Ele é meu Salvador e meu amigo, responde minha oração, dá-me paz. Sempre que eu lhe pedir, virá comigo, para vencer o mal, forte me faz.”
Ele responde no silêncio, Ele se junta a nossos esforços. Em nosso Getsêmani pessoal, Ele está lá, presente, como nosso Salvador e amigo. Somente ele pode dar a paz que supera todo o entendimento. Ele é sempre constante e bondoso.
Seu amor é eterno!
Precisamos relembrar das palavras do Senhor a Joseph Smith, quando ele estava na Cadeia de Liberty, à medida que passamos pelas provações e tribulações de nossa vida (D&C 122:5-8):
“Se te for requerido sofrer tribulações; se te encontrares em perigo entre os falsos irmãos; se te encontrares em perigo entre salteadores; se te encontrares em perigo na terra ou no mar;
Se fores acusado de toda sorte de falsidades; se os teus inimigos caírem sobre ti; se eles te arrancarem do convívio de teu pai e mãe e irmãos e irmãs; e se com uma espada desembainhada os teus inimigos te arrancarem do seio de tua esposa e de tua prole; e teu filho mais velho, embora com apenas seis anos de idade, agarrar-se às tuas vestes e disser: Meu pai, meu pai, por que não podes ficar conosco?
Ó meu pai, o que os homens vão fazer contigo? e se então ele for arrancado de ti pela espada, e fores arrastado para a prisão, e teus inimigos te rondarem como lobos procurando o sangue do cordeiro;
E se fores lançado na cova ou nas mãos de assassinos, e receberes sentença de morte; se fores lançado no abismo; se vagas encapeladas conspirarem contra ti; se ventos furiosos se tornarem o teu inimigo; se os céus se cobrirem de escuridão, e todos os elementos se unirem para obstruir o caminho; e acima de tudo, se as próprias mandíbulas do inferno escancararem a boca para tragar-te, sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência, e serão para o teu bem.
O Filho do Homem desceu abaixo de todas elas. És tu maior do que ele?”
Por ter decido abaixo de todas as coisas, Cristo sabe como nos socorre em nossos momentos de necessidade, como está escrito em Alma 7:11-12:
“E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo.
E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades.”
Podemos estar enfrentando diferentes provações no momento, mas sei que elas também passarão. Jesus Cristo está no comando e sabe como nos ajudar a navegar em águas turbulentas.
O Salvador sabe o que está acontecendo conosco e com o mundo. Ao nos voltarmos para Ele, ao buscá-lo, escutá-lo e confiar Nele, é meu testemunho que, aconteça o que acontecer, estaremos seguros e sairemos vitoriosos por causa Dele.
Fonte: LDS Blogs
Redes sociais: Nossos líderes ensinam a como encontrar esperança através de Cristo