MaisFé.org

Terei a mesma aparência exterior na vida vindoura?

Pergunta

Tenho um sincero problema em aceitar a minha própria imagem. Sinto que não sou uma pessoa atraente. Sei que posso melhorar a aparência do meu corpo ao fazer exercícios, mas no espelho, ainda serei “feio”. Sei que aqui na terra, pareço e me assemelho a meus pais terrenos, porque sou a cópia do meu pai, mas esse é meu corpo terreno. Depois da ressurreição, meu rosto será igual a minha ‘imagem terrena’ ou será uma ‘imagem espiritual’?

Resposta

Fico muito triste de ler essa pergunta, não por causa de sua natureza, mas porque posso sentir que este assunto te traz dor e sofrimento. Espero que a minha resposta, não somente te traga esperança, mas que você possa sentir o grande amor que Deus tem por você.

Primeiro, preciso deixar claro que você não é o único a se sentir assim. Houveram momentos em que eu, assim como muitas outras pessoas ao redor do mundo, se sentiram como você.

É impossível escapar da grande quantidade de propagandas sobre beleza, como elas estão associadas ao significado de “felicidade” ou “ser bonito” e como as internalizamos.

Acredito verdadeiramente que Lúcifer é o protagonista dessa ideologia, principalmente porque ele tem inveja de nossos corpos. Ele nunca terá um corpo e quer nos colocar para baixo ao sussurrar em nossos ouvidos que não temos valor, que somos “feios” e que ninguém irá nos amar, porque não temos uma boa aparência.

Por incrível que pareça, recentemente li um artigo escrito por Kristen M. Oaks, a atual esposa do presidente Dallin H. Oaks, no qual ela compartilha uma carta anônima que ele recebeu, e onde o fizeram exatamente a mesma pergunta. Na carta, a pergunta era a seguinte:

“Escrevo porque sou infeliz, e tenho sido por muitos anos. Cheguei a um ponto que preciso que alguém me esclareça e me guie para que eu possa começar a exercitar a minha fé para mudar a minha vida, ou sinto que nunca mudarei.

Estou com mais de vinte anos e sou solteiro. Estar solteiro não é o grande problema. O problema é que não sou uma pessoa fisicamente atraente. Não tenho nada de anormal, mas não sou o que as moças chamariam de ‘atraente’.

A maioria das moças acham que eu tenho uma personalidade incrível, que sou genuíno e legal e que tenho tudo a meu favor. A frase que sempre escuto é ‘ele é perfeito em todas as maneiras, mas não sinto aquela conexão com ele’.

Não posso mudar meu maxilar, o formato dos meus olhos ou outros aspectos do meu rosto. Só quero ser atraente e ter uma esposa que me ache atraente. Isto significa que tive pouquíssimas oportunidade de sair com moças por quem me interesso.

Como resultado, minha fé e paciência com o Senhor têm sido testadas. Vivo dizendo para mim mesmo que Ele podia ter me feito bonito, mas Ele não fez. Por que? Por que sou feio e muitos de meus amigos mais próximos são atraentes (e casados também)?

Nesse momento da minha vida, tenho poucas esperanças de ser feliz. Qual é a razão para ser uma boa pessoa? Qual é a razão para guardar os mandamentos? Qual é a finalidade?

Cada um [dos meus erros] são advindos de tudo isso [minha feiura]. Fico tão depressivo ao ser rejeitado, que minha vontade de ser obediente acaba. Não vejo razão para o arrependimento.

A única razão pela qual ainda tento, é por causa da grande paz que o arrependimento traz em minha vida. Mas apesar de ter paz, ainda sou infeliz.”

“Obs. Você já pensou em como será a sua aparência na vida vindoura? Você gosta cem por cento da sua aparência? Eu faria essa pergunta para qualquer pessoa, não somente para você.”

Fico triste ao pensar que às vezes, permitimos que nosso diálogo interno nos coloque em um estado de desespero e auto sabotagem.

A resposta do presidente Oaks para a carta desse jovem não é somente sábia, mas impactante.

“Querido Irmão,

Apesar de normalmente não respondermos cartas anônimas, responderei sua carta que expressa suas preocupações e infelicidade com a sua aparência física.

Você diz que ‘só quer ser atraente’. Não direi que a aparência não é algo importante, mas penso que você construiu uma definição e um pedestal para o que é atrativo, que é muito mais alto do que deveria.

Ensinamos que a verdadeira beleza é encontrada na retidão, na virtude e na vivência do evangelho. O que precisamos fazer é olhar ao redor de uma casa antiga para ver o quão transparente e superficial é a beleza.

Ou comparar a beleza de algumas pessoas antes dos vinte e depois dos cinquenta anos. No mundo, pessoas bonitas a longo prazo são pessoas generosas, prestativas, e todos os outros valores básicos Cristãos.

Além do mais, quando olhamos para a beleza superficial das pessoas em filmes e vemos como eles entram e saem de casamentos, percebemos que a atração não é sinônimo de felicidade.

Para destacar essa verdade, considere essa descrição do Salvador no capítulo 53 de Isaías:

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha forma nem formosura; e olhando nós para ele, nada víamos em sua aparência, para que o desejássemos.”

Até mesmo na própria vida de Cristo, a beleza física não era importante, e consequentemente, não devemos deixar que se torne importante para nós também.

Você me perguntou se estou preocupado com a minha aparência na vida vindoura. Não perco tempo pensando sobre esse assunto. Trabalho para conduzir a minha vida de maneira que ela reflita meu testemunho de Jesus Cristo. Recomendo que você faça o mesmo.”

(President Oaks’ Perfect Response to a Young Mormon Man “Just Wanting to Be Attractive” -Adaptado por Kristen M. Oaks em “A Single Voice” |31, Janeiro 2018)

Recomento que leia todo o artigo, para ganhar uma visão clara do amor que o Pai Celestial tem por você, e o faça toda vez que se encontrar nesse estado de espírito.

Saiba que você é amado e digno de receber amor.

Fonte: AskGramps

Relacionado:

4 Maneiras de nos vermos como Deus nos vê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *