MaisFé.org

Por que as pessoas no Livro de Mórmon “caem por terra”?

E então Alma e os que estavam com ele caíram novamente por terra, pois grande foi o seu espanto… Ora, o assombro de Alma foi tão grande que ficou mudo e não podia abrir a boca; sim, e ficou tão fraco que não podia mover as mãos; foi, portanto, carregado pelos que com ele estavam e levado inerte e colocado diante de seu pai. (  )

O conhecimento

O Livro de Mórmon relata muitas curas milagrosas (sejam físicas ou espirituais), missões divinas e combinações dessas experiências.

Um traço comum em algumas dessas curas é uma manifestação milagrosa do poder do Senhor que faz com que indivíduos caiam por terra como se estivessem mortos.

Um grande exemplo desse tipo de experiência é Alma e os filhos de Mosias, mas também é evidente em outras curas milagrosas, como com Lamôni e Amon, bem como o pai de Lamôni e Aarão.

Este detalhe particular de cair por terra pode parecer estranho ou incomum para os leitores modernos do Livro de Mórmon.

No entanto, como observou Mark Alan Wright, “trabalhos etnográficos entre sociedades tradicionais mostraram que homens santos de vários tipos — amplamente conhecidos como xamãs — comumente recebem seu chamado através de experiências de quase-morte”, não muito diferentes das experimentadas por pessoas no Livro de Mórmon.

Especificamente, nas sociedades indígenas mesoamericanas, homens santos conhecidos como curandeiros, tipicamente recebiam um chamado para esta posição sagrada através de experiências semelhantes.

Quando a experiência típica do curandeiro é examinada lado a lado com as experiências daqueles que caíram como se estivessem mortos no Livro de Mórmon, as semelhanças se tornam mais evidentes e fornecem um contexto importante para entender a vida e o ministério dos profetas nefitas.

Como observado por Frank J. Lipp, muitos curandeiros na Mesoamérica, incluindo muitos que praticam atualmente, são chamados através de uma forma de “eleição divina”.

Esses curandeiros recebem seu chamado “no contexto de alguma crise física ou emocional”, que pode incluir “uma doença grave, crônica ou com risco de vida”.

Durante esse tempo, o futuro curandeiro recebe instruções de um “ser espiritual superior”, como um anjo ou um deus, antes de ser curado.

Além disso, o iniciado “pode experimentar insanidade temporária ou inconsciência, e uma experiência de morte, após a qual ele ou ela renasce como uma pessoa com poder e conhecimento xamânico”.

Wright observa: “O processo de cura é frequentemente auxiliado pelas orações e ações rituais de outro curandeiro em favor dos indivíduos gravemente doentes.”

Após a cura, o iniciado passa por “um longo período de autoaprendizagem ou aprendizado ao lado de um membro da família experiente ou um xamã mais velho”, após o qual “os xamãs recém-chamados possuem um poder e autoridade reconhecidos pelos membros de sua comunidade”.

Este chamado pode ser recusado, mas a recusa muitas vezes resulta em piora da doença ou morte”.

Alma, o filho

Existem muitos paralelos entre esses relatos de chamados xamânicos e os relatos do Livro de Mórmon de indivíduos sendo curados física ou espiritualmente. Eles começam com a experiência de Alma, o filho, e os filhos de Mosias.

Essa experiência foi contada e aludida repetidamente ao longo da vida de Alma, e cada recontagem ofereceu novos detalhes importantes com um nível surpreendente de consistência.

De acordo com o Livro de Mórmon, “o anjo do Senhor apareceu-lhes; e desceu como se fosse numa nuvem; e falou como se fosse com voz de trovão, fazendo com que tremesse o solo onde estavam.” (Mosias 27:11).

O grupo caiu por terra diante dessa manifestação, e “o assombro de Alma foi tão grande que ficou mudo e não podia abrir a boca; sim, e ficou tão fraco que não podia mover as mãos; foi, portanto, carregado pelos que com ele estavam e levado inerte e colocado diante de seu pai” (Mosias 27:19).

Em vez de se preocupar com seu filho, Alma, o pai, “regozijou-se, porque sabia que era o poder de Deus.” (Mosias 27:20).

Ele também “fez reunir os sacerdotes; e eles começaram a jejuar e a orar ao Senhor seu Deus, a fim de que abrisse a boca de Alma para que pudesse falar; e também, para que seus membros recuperassem as forças — a fim de que os olhos do povo se abrissem para ver e saber da bondade e da glória de Deus” (Mosias 27:22).

Através dessa ação, Wright sugere que “esses sacerdotes estavam agindo em sua capacidade de curandeiros”.

Neste estado de inconsciência, Alma mais tarde explicou: “fui torturado com eterno tormento, porque minha alma estava atribulada no mais alto grau e atormentada por todos os meus pecados”, e até desejou que “eu, se pudesse ser banido e aniquilado em corpo e alma, para não ser levado à presença de meu Deus a fim de ser julgado pelas minhas obras” (Alma 36:12, 15).

“E minha alma sentia o desejo de lá estar”

No entanto, após lembrar os ensinamentos de seu pai sobre Jesus Cristo, ele foi libertado de sua dor e sofrimento. Além disso, ele registrou: “parecia-me ver, assim como nosso pai Leí viu, Deus sentado em seu trono, rodeado por inúmeras multidões de anjos na atitude de cantar e louvar a Deus; e minha alma sentia o desejo de lá estar” (Alma 36:22).

Quando acordou, Alma também declarou, semelhante a um curandeiro curado: “arrependi-me de meus pecados e o Senhor redimiu-me; eis que nasci do Espírito” (Mosias 27:24).

No entanto, essa cura milagrosa não constituiu a única ação em seu chamado para ser um profeta e curandeiro espiritual para o povo. Alma mais tarde recordou que ele havia “saber estas coisas por mim mesmo” (Alma 5:46).

Além disso, é provável que seu pai tenha continuado a desempenhar um papel importante em seu treinamento. Alma, o pai, é registrado como tendo “conferido o ofício [de sumo sacerdote a Alma, o filho], conferido o ofício e encarregado de todos os negócios da igreja” (Mosias 29:42).

Wright observou: “Porque Alma foi curado, tanto corpo quanto espírito, ele agora possuía um poder culturalmente reconhecido para curar. Esse reconhecimento teria se estendido além dos nefitas crentes que tinham uma compreensão clara do sacerdócio que Alma possuía (Alma 13).”

Esse poder foi exibido pela primeira vez quando Alma encontrou um arrependido Zeezrom, que estava “febre ardente causada por uma forte angústia mental que sua iniquidade lhe havia ocasionado ”(Alma 15:3).

Ele procurou cura tanto de Alma quanto de Amuleque, mas “o único a segurar Zeezrom pela mão foi Alma, pois ele se tornara o curandeiro culturalmente (e espiritualmente) reconhecido por virtude de sua própria experiência de quase-morte.” Assim, através do sacerdócio e de sua fé em Cristo, Zeezrom foi curado.

Amon e o rei Lamôni

Esse padrão de cura também é encontrado no ministério de Amon. Tendo recebido um chamado similar através da visita inicial de um anjo, Amon também demonstrou o poder e a habilidade de curar outros.

Por exemplo, após pregar ao Rei Lamôni, o rei orou: “Ó Senhor, tem misericórdia; a mesma abundante misericórdia que tiveste para com o povo de Néfi, tem para comigo e meu povo. E então, quando disse isto, caiu por terra como se estivesse morto” (Alma 18:41–42).

Depois que o rei permaneceu por dois dias e duas noites nesse estado de inconsciência que muitos assumiram ser morte, Amon declarou que o rei se levantaria no dia seguinte, reconhecendo que isso era o efeito do “escuro véu da incredulidade … sendo tirando da mente” (Alma 19:6).

Lamôni acordou conforme Amon declarou, afirmando, como Alma: “eis que vi meu Redentor; e ele virá e nascerá de uma mulher e redimirá toda a humanidade que crê em seu nome” (Alma 19:13).

Essa experiência fez com que muitos lamanitas caíssem por terra como se estivessem mortos e recebessem uma cura espiritual como Lamôni.

Amon também caiu por terra nesse estado de inconsciência, um detalhe que pode parecer estranho para os leitores modernos; no entanto, isso se encaixava no papel de Amon como curandeiro.

Como observado por Lipp, “a habilidade de curar doenças de gravidade crescente” torna-se maior a cada vez que o curandeiro cai inconsciente e se recupera.

Portanto, “em vez de ser visto como um sinal de fraqueza física ou talvez um caso de hipersensibilidade espiritual,” isso e outras instâncias de queda inconsciente “na verdade teriam imbuído ele de mais potência espiritual como um homem santo.

O porquê

Alguns céticos quanto às origens antigas do Livro de Mórmon assumem que a experiência de conversão de Alma é apenas uma cópia da experiência do Apóstolo Paulo na estrada de Damasco.

Ou que o motivo de pessoas caindo inconscientes por terra reflete o comportamento observado em acampamentos de reavivamento do século XIX.

No entanto, as informações e a análise cuidadosa oferecidas por Mark Alan Wright mostram que os casos de pessoas caindo por terra como se estivessem mortas, seguidos por uma cura milagrosa, são na verdade mais semelhantes às experiências encontradas nos contextos indígenas americanos.

Essas informações podem lançar uma nova luz sobre essas experiências incomuns relatadas no Livro de Mórmon. Como declarou o profeta Néfi: “o Senhor Deus dá luz ao entendimento; porque fala aos homens de acordo com sua língua, para que compreendam” (2 Néfi 31:3).

Portanto, padrões que podem parecer estranhos para os leitores modernos podem apenas parecer assim devido a uma diferença nos entendimentos e práticas culturais.

À medida que exploramos o Livro de Mórmon como um texto antigo e buscamos entender os contextos e culturas provavelmente familiares aos autores do Livro de Mórmon, estaremos mais aptos a compreender muitos incidentes no livro.

Deve-se entender, no entanto, que não foram as experiências de quase-morte que deram aos profetas e líderes do Livro de Mórmon sua autoridade.

Em todos os casos de curas milagrosas relatados no Livro de Mórmon, o poder do sacerdócio já havia sido anteriormente concedido por alguém chamado por Deus e que, portanto, teria a autoridade do sacerdócio para fazê-lo.

Alma, o filho, havia sido designado sumo sacerdote por seu pai (ver Mosias 29:42), e os filhos de Mosias teriam recebido autoridade semelhante de seu pai, que fora autorizado pelo Senhor a “Deixa-os subir… para subirem e pregarem a palavra entre os lamanitas” (Mosias 28:7, 9).

Mesmo que esses chamados possam ter espelhado a cultura que cercava os nefitas, a posse do verdadeiro poder do sacerdócio os diferenciava dos curandeiros e estava sempre presente nos relatos do Livro de Mórmon.

Como a autoridade e as chaves do sacerdócio foram restauradas através de Joseph Smith e Oliver Cowdery, o poder do sacerdócio de Deus pode ser administrado na terra hoje em nossa própria linguagem cultural.

Ao confiarmos no sacerdócio e naqueles ordenados por Deus para usá-lo, podemos ser abençoados, encontrando cura e sabendo que Deus falará conosco de maneiras familiares.

Fonte: Scripture Central

Veja também: Quiasmos no Livro de Mórmon: evidências de uma linguagem ancestral

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *