Perguntas e respostas: Se alguém foi cremado, como seu corpo será ressuscitado?
Se alguém foi cremado, como seu corpo se levantará para ser ressuscitado?
Esta questão requer um olhar mais aprofundado sobre o que acontece com o corpo depois que morremos, e qual é a nossa expectativa de como a ressurreição ocorre.
O que acontece com um corpo que é enterrado ao longo do tempo?
Primeiro, algumas pessoas podem pensam que um corpo morto e enterrado permanece na forma de um corpo até a manhã da Primeira Ressurreição, quando o corpo simplesmente será ressuscitado. De acordo com a ciência forense, essa crença é falsa.
Talvez há pessoas que podem ter a ideia errada de que um corpo embalsamado dentro de um caixão levará centenas de anos para se decompor e retornar à Terra, mas nem sempre é assim.
Embora o corpo do rei Tutancâmon tenha permanecido preservado, ele também teve as melhores circunstâncias em relação ao seu embalsamamento e sepultamento em um caixão de ouro maciço. Para a maioria de nós, um corpo embalsamado dura em um caixão por até 10 anos.
O embalsamamento antes do enterro destina-se a atrasar a decomposição, mas não pode atrasá-la indefinidamente. Assim, mesmo um corpo embalsamado e enterrado acaba voltando ao pó.
O resultado da cremação
Se um corpo enterrado se torna pó e um corpo cremado é pó, que diferença pode haver em suas ressurreições?
O Manual da Igreja declara: “A família da pessoa falecida decide se seu corpo deve ser enterrado ou cremado. Os desejos da pessoa são respeitados. […]Os membros devem ter certeza de que o poder da ressurreição sempre se aplica.”
O fato de sermos enterrados ou cremados não afetará o poder da Ressurreição em nosso nome.
De onde surgiu a ideia de que a Igreja era contra a cremação?
Por muitos anos, o manual da Igreja declarou: “A Igreja normalmente não incentiva a cremação”.
Nos tempos antigos, queimar o corpo, mesmo post-mortem, era considerado desrespeitoso a Deus, pois o homem era Sua criação.
No Velho Testamento, a cremação era usada simbolicamente para queimar ou purificar a injustiça em pessoas pecadoras.
Embora a Igreja ainda defenda que os corpos falecidos devem ser tratados com respeito, a cremação agora é considerada higiênica e prática, principalmente em áreas urbanas.
Pode ser interessante: Perguntas e Respostas: Depois da ressurreição, terei uma melhor aparência do que tenho agora?
A ressurreição é para todos
Alma 11:43 declara: “O espírito e o corpo serão novamente reunidos em sua perfeita forma; os membros e juntas serão restaurados à sua devida estrutura, tal como nos achamos neste momento; e seremos levados a apresentar-nos perante Deus, sabendo o que sabemos agora, e tendo uma viva lembrança de toda a nossa culpa.”
O versículo 44 continua: “Ora, esta restauração acontecerá com todos, tanto velhos como jovens, tanto escravos como livres, tanto homens como mulheres, tanto iníquos como justos; e não se perderá um único cabelo de sua cabeça, mas tudo será restaurado à sua perfeita estrutura”.
Com essas promessas, podemos ter certeza de que todos terão o privilégio de uma ressurreição por meio de Jesus Cristo. Agora, como será este processo? Isso está nas mãos de Deus, mas Ele nos deu algumas pistas.
Mosias 2:25 nos diz: “Não podeis dizer que sois nem mesmo como o pó da Terra; no entanto, fostes criados do pó da Terra; mas eis que o pó pertence àquele que vos criou.”
Se Deus nos criou do pó da terra, Ele não pode nos ressuscitar do pó deixado para trás depois que morremos?
Perfeitos e glorificados
Além disso, não seremos ressuscitados para a mortalidade, mas para a imortalidade – e não apenas para a imortalidade, mas para “corpos celestes e corpos terrestres” (1 Coríntios 15:40).
Seremos perfeitos, e talvez nossos corpos não serão compostos das mesmas substâncias que são agora, caso contrário não seremos seres glorificados e imortais.
Assim, embora não conheçamos Seu processo de como, acredito que podemos ter certeza de que Ele pode nos ressuscitar de qualquer matéria, organizada ou desorganizada, que permaneça quando o dia da ressurreição chegar.
Nota: Este artigo foi originalmente publicado sob o título “If Someone Has Been Cremated, How Will Their Body Rise to be Resurrected?” e traduzido pela equipe Mais Fé.
Fonte: LDS Daily