MaisFé.org

O que fazer se você se sentir entediado durante as reuniões da Igreja?

Quando o tédio bate nas reuniões da Igreja

Reverência significa ter profundo respeito pelas coisas sagradas. Esse respeito pode ser demonstrado por meio de pensamentos, palavras e conduta. O tempo das reuniões é especial e existe para que as pessoas tenham uma oportunidade semanal de se aproximar ainda mais do Salvador Jesus Cristo. A maioria dos membros tem um testemunho sobre isso, mas, ainda assim, às vezes é difícil se concentrar e não se sentir entediado durante as reuniões.

Se você está tendo essa dificuldade, não se desespere. Não desista de si mesmo e nem de ir à Igreja por causa disso. Concentrar-se em algo não é uma atividade fácil — as pessoas crescem em sua habilidade de prestar atenção pouco a pouco. Observe uma criança no berçário, nos Raios de Sol e na classe dos Valorosos, e você verá que em cada fase da vida ela têm uma capacidade diferente de concentração.

Outro fator que vem dificultando a capacidade das pessoas de serem reverentes e introspectivas é o excesso de informação. A mente super estimulada tem dificuldade de ficar em silêncio, em um ambiente tranquilo e calmo.

Vários outros motivos também podem explicar o tédio durante as reuniões da Igreja. Alguns dizem que as aulas são repetitivas, outros acham os temas previsíveis — há até quem diga que seria mais proveitoso estudar sozinho em casa. Mas será que esses pensamentos realmente vêm da Fonte de toda a vida? O que fazer, então, quando as reuniões parecem monótonas ou desinteressantes?

Jovem moça participando de aula dos jovens da escola dominical nas Filipinas

Como tornar a aula mais envolvente?

Pode parecer fácil colocar a culpa na aula. Quase sempre, os professores voluntários dos domingos passam a semana inteira preparando suas aulas. Usar esse argumento pode ser desrespeitoso com o esforço do professor.

Uma sugestão valiosa é: participe da aula! Comente sobre as histórias, use analogias, aprofunde-se nos princípios e doutrinas e compartilhe experiências pessoais. Ao fazer isso, você verá que as aulas se tornarão uma ocasião de crescimento — e não de tédio.

Especialmente no novo modelo de ensino para os jovens, o objetivo é que os alunos desenvolvam o tema. O professor tem se tornado, cada vez mais, apenas um mediador de debates. Ouça as experiências de outras pessoas que estão passando pelos mesmos desafios que você enfrenta — isso pode trazer ânimo e inspiração.

O ciclo repetitivo do Senhor

É uma atitude imatura ir à Igreja a cada domingo esperando por um “furo de notícia”. A Restauração do evangelho foi realizada pelo profeta Joseph Smith e os princípios fundamentais já foram revelados.

De hoje até a Segunda Vinda, os profetas vão administrar a Igreja e estabelecer diretrizes sobre alguns temas que estejam sujeitos a alterações. Você deve se lembrar, por exemplo, de quando o profeta Thomas S. Monson anunciou a mudança de idade mínima para o serviço missionário. Momentos assim são, em geral, uma exceção. A regra é ser nutrido pela doutrina que já foi revelada.

Por que as reuniões são tão cheias de repetições? Porque o Pai Celestial ensina por meio de repetições. Ao ponderar de maneira mais profunda as escrituras, você vai perceber que o Senhor usa esse método com frequência. As conferências gerais da Igreja estão cheias de assuntos repetitivos.

Alguns podem pensar que falta criatividade, mas, na realidade, os seres humanos têm a capacidade singular de se esquecer com frequência. O estresse e a ansiedade do dia a dia são responsáveis por esse fenômeno. Sabendo de antemão sobre todas essas coisas, o Senhor sempre está lembrando Seus filhos dos ensinamentos do Seu santo evangelho.

Por esse motivo, as aulas e discursos das reuniões aos domingos acabam se repetindo. Encare isso como uma verdadeira prova de amor. Deus ama tanto Seus filhos que, com frequência, os lembra de qual é o caminho para retornar ao lar.

Sempre há o que aprender

“Mas eu já sei de cor e salteado o que será ensinado!” Esse é um dos argumentos mais usados para justificar o tédio durante as reuniões. A verdade é que sempre há algo a aplicar e aprender. Não importa se a Bíblia ou o Livro de Mórmon foram lidos mais de 20 vezes — sempre há versículos e expressões que têm a capacidade de transformar a vida do leitor.

O mesmo assunto pode ser abordado várias vezes e, ainda assim, trazer diferentes pontos de vista. Pessoas têm experiências e visões únicas sobre as coisas — e, consequentemente, é possível aprender com cada uma delas. Aquele que declara que já sabe tudo precisa se revestir de profunda humildade e buscar conhecimento do alto.

Por fim, a escolha é sua

O Presidente Spencer W. Kimball foi indagado sobre esse assunto com a seguinte pergunta: “O que você faz quando está em uma reunião sacramental entediante?” Sua resposta foi um pouco surpreendente:

“Não sei. Nunca estive em uma”
(ver Donald L. Hallstrom, “Convertidos a seu Evangelho por Intermédio de sua Igreja”).

Talvez a verdade seja que a reunião entediante só exista se você permitir. Preparar-se com antecedência para o domingo ajuda muito. O sábado pode ser mais santo e sagrado. É claro que há dias que as coisas não vão bem, há momentos que a vontade de ficar na cama e dormir realmente existem, os pensamentos de que as aulas são chatas, que os assuntos são repetitivos e que você já sabe o que será ensinado virão. Porém, aceite o desafio de não se permitir sentir-se entediado durante as reuniões da igreja.

Ver também: Incríveis reflexões sobre como tornar o sacramento mais significativo

The post O que fazer se você se sentir entediado durante as reuniões da Igreja? appeared first on maisfe.org.

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *