Lázaro foi a primeira pessoa a ser ressuscitada?
Lázaro foi a primeira pessoa a ser ressuscitada na história da humanidade?
Resposta
Para entender completamente essa questão e responder essa pergunta, precisamos explorar as definições de ressurreição, os eventos em torno da experiência de Lázaro e os ensinamentos doutrinários da Igreja sobre a ressurreição.
No site oficial da Igreja de Jesus Cristo, na seção Tópicos e Perguntas, aprendemos que a ressurreição é definida como a reunião do espírito com um corpo glorificado e imortal. Após esse processo, corpo e espírito não podem mais ser separados. Veja:
“Ressurreição é a reunião do corpo espiritual e do corpo físico após a morte, para nunca mais se separarem (…). Quando ressuscitarmos, nosso corpo será aperfeiçoado e imortal, não mais sujeito a doenças e à morte.”
Com base nessa definição, entendemos que a ressurreição não é simplesmente voltar à vida em um corpo mortal, como aconteceu com Lázaro.
O amigo de Jesus Cristo foi trazido de volta à vida após quatro dias no túmulo (João 11:1-44), mas esse evento não foi uma ressurreição, e sim um retorno temporário à vida mortal. Lázaro viveu novamente, mas eventualmente morreu.
Esse milagre realizado por Cristo ilustra a diferença essencial entre ser revivido e ser verdadeiramente ressuscitado.

Se não Lázaro, quem?
Segundo a Bíblia, Jesus Cristo é a primeira pessoa a ser ressuscitada na história da humanidade. Sua ressurreição envolveu a transformação de Seu corpo em um estado glorificado e imortal. Em 1 Coríntios 15:20 lemos:
“Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”
A ressurreição de Cristo não foi apenas Sua grande conquista, mas também o alicerce para a ressurreição de toda a humanidade, representando a vitória sobre a morte.
O Novo Testamento relata que “muitos corpos dos santos que dormiam foram ressuscitados” após a ressurreição de Cristo (Mateus 27:52-53). Isso indica que a ressurreição de outras pessoas dependia da ressurreição de Cristo.

O Livro de Mórmon também testifica dessa doutrina. Em 2 Néfi 2 lemos:
“Portanto, quão importante é tornar estas coisas conhecidas dos habitantes da Terra, para que saibam que nenhuma carne pode habitar na presença de Deus a menos que seja por meio dos méritos e misericórdia e graça do Santo Messias, que dá a sua vida, segundo a carne, e toma-a novamente pelo poder do Espírito, para poder efetuar a ressurreição dos mortos, sendo ele o primeiro a ressuscitar.
Ele é, portanto, as primícias para Deus, visto que intercederá por todos os filhos dos homens; e os que nele crerem serão salvos.”
Assim, esses versículos reiteram que a ressurreição de Cristo é a base para a ressurreição de todos. Por meio das escrituras fica claro que Lázaro não foi a primeira pessoa a ser ressuscitada.
A verdadeira ressurreição aconteceu primeiro em Jesus Cristo, cuja vitória sobre a morte abriu o caminho para a ressurreição de toda a humanidade. O Salvador foi as “primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20), e somente após Sua ressurreição é que outros foram ressuscitados de forma definitiva.
Veja também: Primeira Presidência: “A Ressurreição é um dom para todos nós”
The post Lázaro foi a primeira pessoa a ser ressuscitada? appeared first on maisfe.org.
Posto original de Maisfé.org