Como posso sentir o Espírito quando tenho um transtorno mental?
As palavras que usamos para descrever a comunicação com o Espírito Santo ilustram um vínculo estreito com a forma como esperamos experimentar o Espírito, dizemos: “Eu sinto o Espírito”.
Sinto o amor do meu Salvador. Sinto a impressão de …a lista continua. Mas o que você faz quando a maneira como se sente é alterada por um transtorno mental?
Esses transtornos graves podem afetar as emoções que sentimos e a maneira como as processamos. Eles podem distorcer a forma como vemos o mundo e as nossas reações a várias circunstâncias.
Em muitos casos, o efeito colateral mais perturbador é que não podemos sentir nada.
Então, como podemos experimentar a abundância do santo Consolador quando confrontados com tais bloqueios?
A resposta não será a mesma para todos. Essa resposta é tão individual quanto o nosso relacionamento com Deus. No entanto, existem alguns princípios que podem nos dar esperança e facilitar nossa conexão com o Pai.
Simplifique e aquiete-se
A irmã Patricia T. Holland ensinou recentemente:
“Por favor, parem de correr até à exaustão. Aquietem-se. Acalmem-se. Simplifiquem. Sede mansos e humildes de coração e orai. Testifico que os milagres virão quando abrandarmos, quando nos acalmarmos e quando nos ajoelharmos. Tudo o que o Pai tem pode um dia ser seu. Que maneira verdadeiramente esperançosa de encarar o seu futuro.”
Quando você tem um transtorno mental, o poço do qual você tira suas forças provavelmente parece estar mais vazio.
É importante fazer tudo o que puder para diminuir o ritmo e permitir-se curar. Isto pode ser difícil quando a realização de tarefas é frequentemente apresentada como um sinal de que estamos tendo sucesso contra a nossa doença mental.
Desacelere. Simplifique sua vida, seja se livrando das coisas para que você possa ter um espaço limpo e sagrado ou cortando coisas de sua agenda que são particularmente estressantes. Sente-se com Deus e fale com Ele na quietude. É provável que nos aproximemos mais Dele quando o fizermos.
Procure sinais inesperados de conexão
Muitas vezes colocamos Deus numa caixa. Ele só deve poder se comunicar conosco através de uma pequena lista de formas que são as que ditamos e esperamos. Abra sua mente para sinais inesperados de conexão. Aqui estão apenas algumas coisas a considerar:
- De repente, lembrar de uma memória feliz
- Encontrar a beleza no mundo que nos rodeia
- Conectar com um ente querido
- Ter um momento de compreensão
- Ter o autocontrole para agir
- Ver algo sob um prisma diferente
É por isso que refletir sobre o que você é grato pode ser tão importante. Não se trata de negar as coisas difíceis em sua vida; trata-se de procurar maneiras pelas quais o Senhor pode estar tentando se comunicar com você. Não coloque limites sobre como Deus pode falar com um de Seus amados filhos.
Leia a sua bênção patriarcal
Sua bênção patriarcal pode trazer clareza ao seu relacionamento com Deus. Pode incluir ideias sobre como fortalecer esse relacionamento, maneiras de superar seus desafios e um vislumbre de sua natureza eterna.
Estude sua bênção patriarcal com frequência e use-a como um guia de como viver sua vida diariamente. Permita que isso fortaleça seu coração e aumente sua confiança quando um transtorno mental tentar sobrecarregar você de vergonha e dúvida.
Quando você tem mais fé em quem você é para Deus, é mais provável que você tenha experiências com o Espírito.
Dê a si mesmo o seu melhor
Não duvide. Uma saúde boa melhora a nossa capacidade de sentir e experimentar tudo, incluindo o Espírito Santo.
Dê o seu melhor e faça tudo o que puder para tratar o seu transtorno mental. Procure ajuda profissional e converse com um terapeuta. Se apropriado, explore medicamentos e tratamentos.
Esforce-se para melhorar sua saúde de uma forma que faça sentido para você, seja dormir o suficiente, fazer exercicios regulares ou comer de forma mais saudável.
Deus sempre pode nos ajudar, mas assumir alguma responsabilidade pela nossa cura é importante. Não só facilita a cura, mas ganhamos confiança à medida que nos capacitamos.
Seja Paciente Consigo Mesmo
Ter um transtorno mental não é pouca coisa. Às vezes, apenas sair da cama e fazer as tarefas básicas da vida é um feito incrível e digno de reconhecimento. Deus sabe o que você está passando.
Ele ama você e está com você em todas as experiências da sua vida. Seja paciente e gentil consigo mesmo em seus momentos difíceis. Você ficará surpreso com a forma como você encontra Deus quando o faz.
Fonte: LDS Daily