A “lua de sangue” é um sinal da Segunda Vinda?
Você já deve ter ouvido falar sobre a “lua de sangue” e talvez tenha se perguntado se ela tem algum significado religioso. Diversas passagens nas escrituras mencionam esse fenômeno, que supostamente antecederia a Segunda Vinda de Cristo. Algumas dessas escrituras são:
- “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).
- “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor” (Atos 2:20).
- “E havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue” (Apocalipse 6:12).
- “E antes que venha o dia do Senhor, o sol se escurecerá, a lua tornar-se-á em sangue e as estrelas cairão do céu” (D&C 45:42).
Será que esses versículos estavam se referindo ao fenômeno raro que aconteceu na noite de 27 de setembro de 2015?
O Fenômeno da Lua de Sangue
Em 2015, no dia em que ocorreu o fenômeno, por volta das 23h10 até 0h30 (horário de Brasília), o eclipse total da Lua pôde ser observado de várias partes do mundo, incluindo o continente americano e o Oriente Médio.
Durante o eclipse, a Lua desapareceu por um tempo, depois reapareceu pintada de vermelho o que conhecemos como “lua de sangue”. Esse tom avermelhado é causado por um fenômeno óptico, onde os raios solares atravessam a atmosfera da Terra e a luz vermelha é desviada para a Lua.
Além disso, na mesma noite também aconteceu uma “super lua”, quando a Lua estava no ponto mais próximo da Terra, parecendo 30% mais brilhante e 15% maior.
Sinal ou milagre?
Para entender se a lua de sangue é um sinal da Segunda Vinda, primeiro precisamos entender a diferença entre “milagre” e “sinal” nas escrituras.
Milagres geralmente são eventos extraordinários que não compreendemos totalmente, e que nos enchem de admiração. Já um sinal é algo que as pessoas veem como uma evidência de algo maior, como uma prova de um evento ou mensagem espiritual.
Milagre: Uma manifestação do poder de Deus, algo raro e surpreendente. No entanto, às vezes até podemos entender como um milagre aconteceu, mas ele ainda continua sendo admirável.
Sinal: Um evento natural ou ato divino que ganha um significado espiritual, mesmo que entendamos ou não os eventos científicos por trás dele.
Um milagre pode se tornar um sinal quando transmite uma lição ou convênio de Deus com a humanidade. Satanás também tem poder para mostrar sinais em certas condições, mas os Santos dos Últimos Dias são aconselhados a buscar os dons do Espírito, e não sinais para apoiar sua fé.
Uma lua de sangue é um sinal da segunda vinda?
Hoje em dia, o fenômeno da lua de sangue é bem explicado pela ciência. Sabemos quando e como vai acontecer, então não podemos dizer que é um milagre, mas sim um sinal. Algumas culturas antigas viam a lua de sangue como um prenúncio do fim do mundo, mas as escrituras ensinam que a lua de sangue será apenas um dos sinais que ocorrerão antes da Segunda Vinda.
As escrituras mencionam que veremos “prodígios nas alturas e sinais na Terra” (Atos 2:19). E antes que Cristo volte, o sol se escurecerá, a lua se tornará em sangue e as estrelas cairão do céu (D&C 29:14). Mas, até agora, ainda faltam vários desses sinais para se cumprirem.
O grande sinal no céu
O profeta Joseph Smith falou sobre um “grande sinal no céu” que aparecerá antes da Segunda Vinda (D&C 88:93). Ele explicou que Jerusalém e o templo precisam ser reconstruídos antes desse evento, e que haverá guerras, terremotos e sinais no céu.
Quando o grande sinal aparecer, muitos no mundo podem pensar que se trata de um cometa ou algo assim, mas os justos reconhecerão o significado espiritual.
Os eventos que vemos, com uma super-lua e uma lua de sangue, não são esse grande sinal. Embora sejam eventos impressionante, ainda há sinais mais grandiosos que acontecerão antes da volta de Cristo.
Como reconhecer um sinal?
Para reconhecer os sinais da Segunda Vinda, é importante estudar as escrituras e buscar orientação do Espírito Santo. O Élder Dallin H. Oaks ensinou:
“Precisamos preparar-nos tanto física como espiritualmente para os eventos profetizados para a Segunda Vinda. A preparação que normalmente negligenciamos é aquela menos visível e a mais difícil—a espiritual. Um kit de suprimentos para 72 horas pode ser muito importante em situações de emergência no plano material, mas, como aprenderam as virgens loucas, para sua tristeza, um kit de preparação espiritual de 24 horas tem um valor muito maior e muito mais duradouro.”
Nos dias de Néfi, o povo começou a duvidar dos sinais que viam, achando que eram obras de homens ou de Satanás (3 Néfi 2:1). Para não cair nesse erro, devemos vigiar e nos manter preparados espiritualmente (D&C 33:17–18).
A lua de sangue é, de fato, um sinal da Segunda Vinda, mas ela deve ser entendida dentro do contexto de outros sinais que ainda precisam acontecer.
O maior sinal da Segunda Vinda é a Restauração do Evangelho de Jesus Cristo. Ao vivermos o evangelho, estaremos preparados para reconhecer os sinais e encontrar paz e segurança.
Veja também: Conheça o nosso ebook: No que os “mórmons” acreditam
Posto original de Maisfé.org