Existe uma pessoa eleita para casar comigo?
Antes de responder a essa pergunta, é sempre bom dar uma olhada nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas. Tem gente que pensa que existe “a pessoa certa” escolhida por Deus para cada um de nós. Mas será que é assim mesmo?
Bom, quando olhamos para a história de Adão e Eva, podemos ver que eles foram chamados para ser os primeiros pais da humanidade. Adão se casou com Eva ainda no Jardim do Éden. Nesse caso, podemos até dizer que eles foram preordenados a se casarem um com o outro. Mas será que isso acontece com todo mundo?
Existem outros exemplos interessantes. Ester, por exemplo. Ela foi preordenada a salvar seu povo, como diz em Ester 4:14. E como ela fez isso? Casando-se com o rei Assuero e intercedendo pelo seu povo. Parece que nesse caso, o casamento também estava no plano de Deus.
Outro exemplo é o de Leí e sua família. Eles precisavam ir para a Terra Prometida, mas não iriam sozinhos. A família de Ismael foi junto, e as filhas de Ismael se casaram com os filhos de Leí. Se isso não tivesse acontecido, provavelmente não teríamos o Livro de Mórmon! Aqui, de novo, parece que esses casamentos foram parte de um plano maior.
Mas esses casos são exceções, não a regra.
Nem sempre é assim
O que aprendemos é que Deus só predetermina casamentos em situações bem específicas, e mesmo assim Ele respeita o arbítrio de cada pessoa. Deus não força ninguém a tomar uma decisão – especialmente algo tão importante como o casamento.
O Presidente Dieter F. Uchtdorf foi bem claro sobre isso:
“Sei que isso pode ser uma decepção para alguns de vocês, mas não acredito que haja somente uma pessoa ideal para vocês. Acho que me apaixonei por minha esposa, Harriet, desde a primeira vez que a vi. Mesmo assim, se ela tivesse decidido se casar com outro, acredito que eu teria conhecido outra pessoa e me apaixonado por ela. Sinto-me eternamente grato por isso não ter acontecido, mas não creio que ela fosse minha única chance de felicidade nesta vida, nem eu tampouco para ela.”
Ele também aconselhou:
“Há pessoas que não se casam porque sentem que falta uma certa ‘magia’ no relacionamento. Suponho que ao dizerem ‘magia’, refiram-se à centelha da atração. Apaixonar-se é um sentimento maravilhoso, e eu jamais os aconselharia a casar com alguém que não amem. No entanto — e isso é outra coisa que às vezes é difícil de aceitar — essa centelha de magia precisa ser constantemente cultivada. Quando a magia perdura num relacionamento é porque o casal fez com que isso acontecesse, e não porque ela surgiu misticamente por meio de alguma força cósmica.
Falando com franqueza, chega a dar trabalho. Para que qualquer relacionamento sobreviva, os dois lados precisam trazer consigo sua própria magia e usá-la para manter o amor. Embora eu já tenha dito que não acredito em uma alma gêmea única e exclusiva, sei o seguinte: depois que você se compromete a casar, seu cônjuge se torna sua alma gêmea, e é seu dever e responsabilidade esforçar-se todos os dias para manter as coisas assim. Depois que assumimos o compromisso, a busca por uma alma gêmea chega ao fim. Nossos pensamentos e ações deixam de ser de procurar e passam a ser de criar.
Mas e os que perdem a esperança de encontrar um companheiro eterno? Em primeiro lugar, não desistam. Participem das atividades, conheçam pessoas e façam tudo o que puderem. Sei que sair com alguém pode ser penoso. Rejeição é uma das coisas mais dolorosas que podemos sentir. Podem acreditar, sei como é. Eu me apaixonei pela Harriet muito antes de ela se apaixonar por mim. (…)
Portanto, não desistam, irmãos e irmãs. Só por terem sido rejeitados uma ou duas vezes, ou três ou quatro, ou algumas centenas de vezes, não percam a esperança. Irmãos, o segredo para encontrar a garota de seus sonhos é procurar conhecer muitas moças e, quando se apaixonarem e sentirem que é a coisa certa, pedi-la em casamento. Se ela disser que não, continue a procurar e a orar até finalmente levar a jovem certa para o altar do templo. Simplesmente não desistam.”
Ou seja, o segredo é construir esse relacionamento, não esperar por um “par perfeito”.
Não desista
E se você ainda não encontrou alguém? O Presidente Uchtdorf disse:
“Portanto, não desistam, irmãos e irmãs. Só por terem sido rejeitados uma ou duas vezes, ou três ou quatro, ou algumas centenas de vezes, não percam a esperança. […] Simplesmente não desistam.”
Por fim, o Presidente Spencer W. Kimball foi direto ao ponto quando disse:
“O conceito de ‘almas gêmeas são ficção e uma ilusão; e embora todo rapaz e toda moça busque com total diligência e espírito de oração o cônjuge com o qual a vida será a mais compatível e bela possível, é certo que quase todo bom homem e boa mulher podem ter felicidade e um casamento bem-sucedido se ambos estiverem dispostos a pagar o preço.
No fim das contas, o conceito de “almas gêmeas” ou “eleito/eleita” é mais uma exceção do que uma regra. Embora alguns casamentos possam ser parte de um plano divino, a maioria dos relacionamentos depende das escolhas que fazemos e do esforço que colocamos neles. O importante é confiar em Deus, buscar um parceiro com amor e dedicação, e estar disposto a construir um casamento sólido juntos.
Veja também:
5 dicas para um casamento feliz aprendidas na conferência geral
Solteiro, casado, viúvo ou divorciado, você pode ser aperfeiçoado em Cristo
Para os adultos solteiros: “Vocês não estão fazendo nada de errado”
Posto original de Maisfé.org