Costa do Chile é atingida por incêndios florestais
No último fim de semana, extensos incêndios florestais atingiram o centro e a costa do Chile. Devido aos incêndios, pelo menos 112 pessoas e milhares de residências foram destruídas.
Os incêndios, que se intensificaram durante o fim de semana, consumiram aproximadamente 43 mil hectares em Valparaíso, com a maior intensidade centrada em Viña del Mar – uma cidade costeira conhecida por suas paisagens montanhosas, resorts de praia populares e um renomado jardim botânico, todos severamente impactados pelas chamas implacáveis.
De acordo com o Élder Ricardo A. Spencer, Setenta de Área e diretor de comunicações da Área América do Sul Sul de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, relatou que muitos membros da Igreja em Viña del Mar e Quilpué foram afetados. A extensão dos danos ainda está sendo avaliada, já que algumas áreas permanecem inacessíveis.
O Élder Spencer também reportou que todos os missionários de tempo integral nas regiões afetadas estão seguros.
O presidente chileno Gabriel Boric expressou que o número de vítimas provavelmente aumentará, já que centenas de pessoas ainda estão desaparecidas. Boric comparou a escala desta catástrofe ao terremoto de 2010 e ao subsequente tsunami, classificando-a como a tragédia mais significativa desde então.
Em resposta à calamidade, o presidente Boric declarou dois dias de luto nacional a partir de segunda-feira, 5 de fevereiro, enfatizando a gravidade da situação.
O Church News reportou que diante da gravidade as situações, líderes locais da Igreja mobilizaram esforços de ajuda. O presidente do Estaca Viña del Mar Chile, Alan Campos Gallardo, reuniu-se com o Escritório Nacional de Assuntos Religiosos para coordenar a assistência e oferecer conforto, esperança e apoio aos afetados.
Membros das Estacas El Belloto Chile, Villa Alemana Chile e Quilpué Chile se voluntariaram ativamente, entregando suprimentos essenciais, incluindo água engarrafada, aos necessitados. A comunidade se uniu, com cerca de 80 pessoas de Quilpué respondendo a um chamado de ajuda, demonstrando o espírito de solidariedade.
Oramos para que os esforços de ajuda possam chegar o mais rápido possível à toda a população nas áreas afetadas.
Fonte: Church News
Veja também: Mr. Beast anuncia parceria com programa de trabalho voluntário da Igreja