A melhor maneira de curar um coração é usá-lo
O coração, como um símbolo é tanto poderoso quanto universal. Enquanto usamos o coração para demonstrar muitas emoções e experiências, muitas vezes o coração é usado para descrever o que está totalmente quebrado.
Somente as palavras “coração partido” podem conjurar muitas imagens e encapsulam uma amplitude de emoções, que variam de desejos intensos a perdas devastadoras.
Existem muitos corações com pequenas rachaduras que vão se abrindo lentamente. Existem corações que estão tão quebrados que parecem que foram reduzidos ao pó.
Mesmo nas escrituras, o coração é usado para descrever dor, medo ou rebelião. Josué disse “esmoreceu nosso coração”, Ezequiel descreveu como “coração de pedra,” e muitas referencias nos contam que nossos corações podem ser tentados, podem falhar e podem adoecer.
Quando o coração aparenta estar tão partido, pode parecer impossível de ser consertado. No entanto, o evangelho nos ajuda a entender como podemos curar um coração partido.
A simples resposta
Claro, a resposta simples é Jesus Cristo. É somente através da Expiação, que podemos verdadeiramente ser consertados. No entanto, Deus não quer só curar nossos corações partidos, Ele quer modificá-los.
Estamos aqui para aprender a como ser como Ele é, como amar como Ele ama e a fazer como ele faz. Pode parecer contra-intuitivo, mas Deus frequentemente irá usar nossos corações partidos para nos ajudar a amar mais profundamente.
Uma das maneiras que isso ocorre, é não deixando que nossos corações endureçam e usamos eles da melhor maneira que pudermos.
O coração endurecido
Aprendemos sobre os perigos de um coração endurecido através das escrituras. Múltiplas admoestações são dadas dentro do Velho Testamento como a de Deuteronômios 15:7 que diz “não endurecerás o teu coração.”
Cristo lamentou no Novo Testamento quando os Fariseus se recusaram a acreditar nele, “condoendo-se da dureza do seu coração,” (Marcos 3:5).
No entanto, um dos exemplos mais desanimadores de dureza de coração, é encontrado no Livro de Mórmon, na história de Lamã e Lemuel. Eles desobedeceram repetidamente aos conselhos de Deus e se voltaram contra seu irmão e profeta, Néfi.
Quando eles amarraram Néfi no mastro do navio, nada além o poder de Deus que os ameaçava destruir “conseguiu abrandar-lhes o coração.”
Há tantos exemplos nas escrituras de corações endurecidos. Através desse exemplos, aprendemos que um coração endurecido nos distancia de Deus e nos torna mais insensíveis aos sussurros do Espirito Santo.
Usar um coração partido
Apesar de parecer doloroso, usar um coração partido podem ajudar a curá-lo. Um coração partido deixa com que a luz entre e permite que Cristo junte os pedaços e o transforme em algo lindo.
Somos convidados a amar, a servir, e a sem destemor, irmos em direção ao trono de Deus. Como podemos usar um coração partido? Abaixo seguem algumas ideias:
Ore para entender melhor as suas emoções e sentimentos.
Expresse amor sincero e gratidão por aqueles com quem você se importa.
Seja vulnerável e expresse seus problemas para amigos confiáveis.
Faça tudo o que puder para continuar a construir relacionamentos saudáveis.
Esforce-se para perdoar aqueles que te enganaram.
Medite e pondere diariamente.
Evite fazer coisas que te deixe ‘entorpecido’.
Consagre seu coração para Deus ao manter seus convênios com diligência.
Adote a atitude de “seja feita a sua vontade” ao se achegar a Deus.
Em suas orações, seja honesto com Deus sobre seus sentimentos.
Usar os nossos corações é a maneira de curá-los, de modificá-los. Deus nos deu um coração simbólico para nos ajudar a nos tornarmos mais parecido com Ele.
Se seu coração está partido, não descarte os pedaços. Faça o seu melhor para usar o que você ainda tem, para achegar-se a Cristo. O que resta de seu coração, é o suficiente para que Ele o reconstrua.
Fonte: LDSDaily