4 maneiras de ajudar alguém que sofre com depressão
A depressão é uma doença avassaladora. As tarefas mais simples, como levantar da cama, responder uma mensagem de texto e desligar a televisão. se tornam monstruosas. Uma pessoa deprimida pode também sofrer com ansiedade e com pensamentos pessimistas – que até podem levá-la a planejar tirar a própria vida. Evidentemente existem graus de depressão, e nem toda pessoa depressiva apresenta os mesmos sintomas. Algumas pessoas que que sofrem depressão não demonstram publicamente estarem depressivas. Também é verdade que existem épocas de crise mais aguda para aqueles que tem depressão.
O que podemos fazer por um amigo ou membro da família que sofre com depressão? Como podemos ajudá-lo? Eis algumas maneiras:
Procure enteder mais sobre o que é depressão. Evite Julgar.
Depressão não é tristeza. Todos sentimos tristeza em vários momentos da vida. Mas a depressão é uma doença mental que abrange muito mais do que simples tristeza. Trata-se de um sentimento incapacitante, angustiante, intenso e perturbador. A pessoa com depressão pode ter crises de ansiedade, ataques de pânico e até tentar o suicídio. Algumas pessoas depressivas perdem o apetite, outras comem compulsivamente. A depressão pode não ser facilmente identificada.
Falsas ideias como “se você trabalhar vai ser curado da depressão” ou “você não tem problema na vida, por isso tem depressão”, ou ainda “sofreu algum trauma, por isso tem depressão”, só atrapalham a compreensão deste estado emocional tão delicado e difícil.
Precisamos parar de rotular as pessoas e deixar de atribuir razões para seus sofrimentos. Para os que pensam que tem o direito de julgar uma pessoa com depressão, a seguinte escritura se aplica:
“Talvez digais: O homem trouxe sobre si sua miséria; portanto, deterei minha mão e não lhe darei [ajuda] porque seus castigos são justos.
Digo, porém, ó homem, que quem faz isto tem grande necessidade de arrepender-se; e a menos que se arrependa do que fez, perece para sempre e não tem lugar no reino de Deus.
Pois eis que não somos todos mendigos? Não dependemos todos do mesmo Ser, sim, de Deus, para obter todos os bens que temos, [inclusive nossa saúde mental e emocional]?” (Mosias 4:17-19)
Esteja perto.
As pessoas que sofrem depressão podem ter dificuldade de retribuir amor ou elogiar. Elas se sentem tão cativas em seu sofrimento que lhes é difícil reconhecer ou expressar gratidão. Talvez você se esforce muito para servir uma pessoa com depressão, tendo animá-la com presentes, tempo e palavras de afeto. Mas não recebe nada em troca. Não se preocupe tanto em receber. Saiba que Deus está feliz com seu serviço. Uma pessoa com depressão precisa de seu amor. Esteja perto. Talvez você não tenha palavras, e talvez não pense numa solução brilhante para animar seu amigo ou parente com depressão. Mas se estiver perto poderá fazer uma diferença significativa.
Estar perto significa estar disponivel e dar atenção. É preciso estar atento as necessidades da pessoa, mesmo que ela não as verbalize. O Presidente Thomas S. Monson disse:
“Caridade é ter paciência com a pessoa que nos decepcionou; é resistir ao impulso de se ofender com facilidade.É aceitar fraquezas e limitações. É aceitar as pessoas como elas realmente são. É enxergar, além da aparência física, os atributos que não se extinguirão com o tempo. É resistir ao impulso de categorizar as pessoas.” (Conferência Geral outubro de 2010)
Incentive a pessoa depressiva a procurar ajuda profisisonal.
Em muitas ocasiões a ajuda profissional é vital. Inentive a pessoa que esteja passando pro depressão a procurar ajuda profisisonal especializada. Não incentive a auto-medicação ou tratamentos duvidosos.
O Elder Jeffrey R. Holland disse:
“Se as coisas continuarem a ser debilitantes, procurem o conselho de pessoas de confiança, com formação profissional comprovada, competência e bons valores. Sejam honestos com elas sobre sua história e suas dificuldades. Em espírito de oração e de modo responsável, ponderem o conselho delas e as soluções que receitarem. Se vocês tiverem apendicite, Deus espera que procurem uma bênção do sacerdócio e também o melhor atendimento médico disponível. O mesmo se dá com os distúrbios emocionais. Nosso Pai Celestial espera que usemos todos os maravilhosos dons que Ele concedeu nesta maravilhosa dispensação.” (“Como um vaso quebrado”, Conferência Geral outubro de 2013)
Tenha fé e transmita esperança.
O Elder Jeffrey R. Holland, que passou por depressão, disse:
“Então, qual é a melhor maneira de reagir quando nós ou nossos entes queridos enfrentamos problemas mentais ou emocionais? Acima de tudo, nunca perca a fé no Pai Celestial, que nos ama mais do que podemos compreender. Como o Presidente Monson disse sábado passado de modo tão tocante às irmãs da Sociedade de Socorro: “Esse amor nunca muda. (…) Está lá para vocês quando estiverem tristes ou felizes, desanimadas ou esperançosas. O amor de Deus está lá para vocês, quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim”.4 Nunca, jamais duvidem disso, e nunca endureçam o coração. Com fé sigam as práticas devocionais provadas pelo tempo que convidam o Espírito do Senhor para sua vida. Busquem o conselho daqueles que possuem as chaves para seu bem-estar espiritual. Peçam e valorizem bênçãos do sacerdócio. Tomem o sacramento todas as semanas e apeguem-se às promessas aperfeiçoadoras da Expiação de Jesus Cristo. Acreditem em milagres. Tenho visto tantos milagres acontecerem quando tudo indica que não há mais esperança. Sempre há esperança. Se esses milagres não acontecerem logo ou plenamente ou aparentemente nunca, lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão.” (“Como um vaso quebrado”, Conferência Geral outubro de 2013)
Conclusão
Pode ser dificil ajudar alguém com depressão, especialmente se você nunca passou por uam depressão. Entretanto, podemos orar a Deus e recorrer a seus conselhos, que vem através das escrituras e profetas. Podemos contar com a ajuda de seu Espírito divino. Sem dúvida ele nos ajudará a servir nosso próximo, nos dando os dons necessários para cumprirmos tal importante missão.