Perguntas e Respostas: Por que Deus não fez um mundo perfeito?
Pergunta
Eu ensino os jovens na igreja e ontem um dos meus alunos me fez esta pergunta – eu tenho algumas ideias, mas não muitas provas para as minhas ideias, você pode ajudar? “Se Deus realmente criou e projetou este mundo, Ele não o teria feito perfeito? Por que razão, então, temos catástrofes naturais e sofrimento? Deus está fazendo isso acontecer e nos fazendo sofrer de propósito?”
Resposta
Esta é uma pergunta muito comum.
Por que um Deus benevolente permite que pessoas inocentes sofram?
A resposta curta é: Para determinar se somos verdadeiramente humanos. Se você está interessado no que isso realmente significa, leia mais.
Eu acredito que este mundo com todas as suas “imperfeições “é realmente” perfeitamente adequado” para o propósito para o qual Deus queria que este mundo existisse. Como pode ser? Vamos começar com o propósito da vida mortal. Seremos testados. Como podemos ser testados se não há testes ou desafios na vida? Além disso, temos que entender verdadeiramente para o que estamos sendo testados.
Eu posso pensar em muitas crianças que eu cuidei que declararam: “eu sempre seria um bom menino/menina se o fulano não me deixasse tão irritado(a)!” O que acha dessa afirmação? Muito infantil, não é? Que tal: “eu seria sempre feliz se o mundo não fosse tão deprimente!” Não muito diferente. E a verdade é que isso não é diferente de: “eu sempre seria feliz se não estivesse sempre tão triste.” É um pouco ridículo?
A verdade é que esses pensamentos não são diferentes dos comportamentos dos animais. Todas as formas de vida podem reagir aos estímulos à sua volta. Só nós, entre todas as criações do nosso Pai Celestial, temos esta capacidade única de responder com conhecimento e sabedoria ao invés de instinto. Não somos meramente criaturas de reflexo que sempre terão a mesma reação aos mesmos estímulos.
Então, o que torna os humanos diferentes?
“E a eles é dado distinguir o bem do mal, de modo que são seus próprios árbitros; e dei-te outra lei e mandamento.” Moisés 6:56
“E o Messias vem na plenitude dos tempos para redimir da queda os filhos dos homens. E porque são redimidos da queda tornaram-se livres para sempre, distinguindo o bem do mal; para agirem por si mesmos e não para receberem a ação, salvo se for pelo castigo da lei no grande e último dia, segundo os mandamentos dados por Deus. 2 Néfi 2:26
Podemos escolher por nós mesmos quais serão nossas respostas independentemente dos estímulos. Portanto, nós não agimos como alguém que está sendo controlado. Em vez disso, agimos por nós próprios. Temos a capacidade de pensar se a resposta impulsiva é a adequada ou não. Podemos optar por reagir como um animal reagiria, ou responder à voz do Espírito.
Basicamente, estamos sendo testados para ver se somos verdadeiramente humanos.
É uma verdade observável que este mundo está cheio de calamidades, mal, pavor, e coisas que fazem as pessoas ficarem completamente deprimidas ou mesmo com medo de sair de casa todos os dias. Mas o grande segredo sobre a humanidade é que só nós temos o poder passar por cima dela. E se nos concentrarmos apenas nas calamidades deste mundo, nunca seremos dignos daquela joia preciosa que se chama “o espírito humano.” É a humanidade, a única que pode ser a cura para essa calamidade à nossa volta. Foi assim que o Pai Celestial preparou essa terra. Foi por isso que Ele criou um mundo cheio de tantos perigos, morte e destruição.
Se houver um terremoto, qual é a reação imediata daqueles que estão fora do terremoto? Normalmente, é chamar todos aqueles que podem ajudar de alguma forma. E mesmo no mundo de hoje, onde o mal corre desenfreadamente, a grande maioria das pessoas responderá a esse chamado. De onde pode vir algo tão bom? Não vem de animais, plantas ou da terra. Vem dos filhos de Deus de todo o mundo. E a verdade é que esse instinto humano só vem à tona verdadeiramente quando em enfrentamos uma adversidade terrível.
Recentemente, houve um incêndio no norte da Califórnia. Foi considerado um dos maiores incêndios da história. Milhares perderam as suas casas. Muitos morreram. Parece mesmo uma tragédia. Mas o que pensamos dos bombeiros que trabalharam dias a fio para conter o fogo? O que pensamos das famílias, dos amigos e das instituições de caridade que doaram seu tempo, seus talentos e recursos para prestar ajuda àqueles que foram prejudicados?
“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se imaculado do mundo. Tiago 1:27
Existe algum jeito de prestar serviço se não houver necessidade? Se houver grande necessidade, então grande serviço pode ser prestado.
Vivi muitos anos e vi muitas calamidades na minha vida. Mas em cada calamidade (seja natural ou causada pelo homem) eu também vi os verdadeiros seres humanos sendo fortalecidos pela mão do Senhor para vencer essas provações. E por vezes, tive o privilégio de fazer parte desse grupo. As escrituras têm um termo para os seres humanos. Chamam-se “Filhos de Deus”.
Fonte: Ask Gramps