Perguntas e respostas: Poderei tocar meu instrumento musical após a morte?
Pergunta
Toco um instrumento musical, o que me traz muita felicidade. E fiquei pensando se poderei toca-lo depois da morte. Se eu não terei um corpo até depois da ressurreição, como posso tocar um instrumento? Existes sinfonias no céu? Não poderia ser o céu, sem que houvesse música.
Resposta
Sabemos que existem coros celestiais, anjos que tocam trombetas e harpas (Apocalipse 5.8; 14:2; 15:2). Então não acredito que haja razão para que outros instrumentos também não existissem no céu. No entanto, estamos falando sobre depois da ressurreição. No mundo espiritual pós-mortal, com certeza haverá música, mas os espíritos não estarão tocando instrumentos musicais físicos.
Entretanto, isso não precisa os deter de se expressar através da música. As escrituras estão repletas de referências de canções ao Senhor, tanto no mundo espiritual, quanto na ressurreição.
Vamos deixar um pouco de lado o assunto sobre a natureza da música nos mundos eternos. Na mortalidade a música é gerada através de ondas sonoras. O ouvido humano tem a percepção das ondas sonoras de alguns ciclos de centésimos para alguns milésimos por segundo.
Os sons que ouvimos são a sobreposição de muitas frequências que batem juntas para dar o timbre do som, a cor e a afinação. Sons de diversas fontes batem juntos para produzir a harmonia ou a dissidência, dependendo dos padrões de interferência construtivos ou destrutivos, entre as ondas sonoras e as diferentes fontes do som.
Mas como será a música no reino celestial? No reino celestial não precisaremos respirar o ar para viver. De fato, no reino celestial as pessoal viverão em meio ao “fogo eterno,” como mencionado por Brigham Young:
“Se as hostes celestes não fossem uma, seriam inteiramente impróprias para habitar no fogo eterno com o Pai e o Governador do universo. (Discourses of Brigham Young, p.282)
Então, se as músicas dessa esfera não é gerada através de ondas sonoras, qual seria a sua natureza? (Por favor, os próximos comentários são puramente especulações, sem qualquer base nas escrituras ou fontes autorizadas).
Eu imagino que poderemos interpretar musicalmente, ondas eletromagnéticas ao invés de ondas sonoras.
As ondas eletromagnéticas, ou a luz, existem em um espantoso espectro de frequências. Nossos olhos mortais são sensíveis a uma faixa muito, muito estreita do espectro eletromagnético – de cerca de 4000 angstroms (luz azul) a 7000 angstroms (luz vermelha).
Considerando que o espectro magnético completo varia em cerca de 30 ciclos por segundo (isto é, um comprimento de onda de 10.000 quilômetros) para ondas tão curtas quanto 10-10 centímetros, por exemplo 0,00000000001 Cm ou 1020 ciclos por segundo!
Agora, podemos imaginar o timbre, a cor, a afinação e a harmonia que poderia ser gerada e percebida se tivéssemos a sensibilidade para todas as frequências da luz?! Então, penso que você não tem nada a temer sobre poder tocar o seu instrumento depois de sua jornada mortal, pelo contrário, você experimentará e terá a capacidade de criar sons musicais que nem sequer pode imaginar.
Fonte: AskGramps