O convite do profeta para um artista retratar fé e esperança
Você pode não saber o nome dele, mas conhece suas obras de arte, muitas das quais tocaram o coração de milhões de pessoas. Greg Olsen fez dos seus talentos uma bênção para muitas pessoas no mundo cristão. Ele completou 65 anos recentemente e não pretende deixar pincéis ou arte para trás.
Suas obras, como “Ó Jerusalém”, “Mundos Sem Fim” e “A Natividade”, são encontradas em muitos edifícios de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proporcionando uma sensação especial para o ambiente.
O convite de um profeta
Sua decisão de servir missão não foi fácil; ele teria que deixar de lado os pincéis por dois anos e adiar o sonho de se tornar um ilustrador famoso na cidade de Nova York. Greg não sabia que seu período como missionário Santo dos Últimos Dias em Toronto, Canadá, mudaria sua visão.
Durante seu tempo de serviço, foi-lhe pedido que pintasse uma colagem representando as diversas formas que o trabalho missionário assume. Seria um presente de agradecimento ao então Presidente da Igreja, Spencer W. Kimball, que estava de visita para uma conferência.
Olsen trabalhou nesta pintura um dia por semana durante dois meses. No fundo, ele temia que o profeta pensasse que ele estava “perdendo tempo com coisas como essa na missão”.
Mas, para sua surpresa e alívio, o Presidente Kimball cumprimentou-o com palavras de incentivo em vez de uma reprimenda. Ele demonstrou interesse pela família dele e por sua paixão pela arte, e perguntou o que ele queria fazer quando voltasse para casa.
Como lembra Greg Olsen, Kimball lançou o seguinte desafio:
“Por que você não faz mais coisas assim quando voltar para casa? Acho que talvez pudéssemos usá-lo na Igreja.”
Para Olsen, aquele foi um momento inesquecível.
Tempo e paciência
No entanto, isso não se concretizou imediatamente. Na época, não havia mercado para a arte cristã nem galerias que a exibissem.
Não foi fácil, ele tinha família e contas para pagar, então com um renovado senso de urgência, ele voltava todos os dias ao seu ateliê para pintar.
Ao longo dos anos, ao mesmo tempo que se concentrava na arte ocidental e nas pinturas infantis, o mercado da arte cristã abriu-se gradualmente e encontrou o seu caminho.
Agora, Greg Olsen é considerado um artista cristão proeminente, de acordo com Dallan Wright, um colaborador de Olsen.
Na página oficial de Olsen no Facebook, ele tem quase 1 milhão de seguidores. Muito do que faz Greg ressoar com um amplo público cristão é sua capacidade de mostrar uma conexão, compartilhou Wright.
Além disso, ele acrescentou:
“Você quer encontrar coisas que unam as pessoas… Você não glorifica o conflito. Não existe o mal de um lado e o bem do outro, apenas a tranquilidade e a paz que isso proporciona… Se ele soubesse que algo resultaria em conflito, ele não pintaria, não é algo que ele queira mostrar.”
Greg Olsen e Deseret Book
A Deseret Book há muito desempenha um papel significativo na capacidade de Greg Olsen de ganhar a vida e sustentar sua família como artista. Ele compartilhou que há vários anos decidiu parar de trabalhar com contas de atacado para alcançar clientes diretamente pela Internet. A Deseret Book foi a única exceção.
Dallan Wright, que trabalha na Deseret Book há mais de uma década, também trabalhou ocasionalmente com Olsen para licenciar algumas imagens para a empresa.
A colaboração ficou ainda mais próxima em 2014, quando Wright abordou Olsen para pintar “A Natividade”, um projeto de meses de duração que se tornou uma das obras mais populares de Olsen.
Apesar de suas colaborações e amizade, Wright expressou que ficou surpreso quando o filho de Greg, Nate, o abordou e disse que seu pai estava interessado em que a Deseret Book se tornasse a guardiã de sua arte, perguntando se a empresa queria “comprar os direitos de tudo o que ele tinha feito e tudo o que faria no futuro.”
O acordo foi fechado em 200 dias, e Wright disse que não pôde deixar de ficar emocionado ao pensar sobre seu relacionamento com Olsen e o poder do trabalho do artista.
Um futuro brilhante
No futuro, Wright planeja trabalhar com Olsen para apresentar pelo menos uma nova grande obra de arte a cada ano.
E embora este acordo faça referência especificamente ao trabalho de Olsen, a Deseret Book espera que aumente a exposição de outros grandes artistas com quem a empresa trabalha e atraia ainda mais artistas para o seu lado.
Laurel Day, presidente da Deseret Book, disse:
“Você pode digitalizar arte, mas as pessoas ainda querem ter uma bela obra de arte emoldurada na parede e isso faz parte do negócio em que podemos investir, sabendo que sempre haverá desejo por esse tipo de produto.
“A arte é uma das poucas coisas que não foi rompida como muitas outras indústrias editoriais e parece um espaço realmente seguro para crescermos.”
Agora, Greg sabe que “não [tem] desculpas” para ser ainda “mais criativo” e “dedicar tempo e energia para fazer o que realmente [ama]”.
Finalmente, Laurel declarou:
“Para alguém como Greg Olsen confiar seu legado a nós, acho que é uma grande honra. Estamos realmente honrados por sermos os responsáveis por gerenciar todo o seu excelente trabalho.”
Fonte: Deseret News
Veja também:
Artistas mostram como são inspirados por profetas, apóstolos e líderes
Artista pinta retratos de missionarios que faleceram enquanto serviam
Como um artista escolheu quais nomes colocar em uma escultura impressionante das mãos de Cristo