MaisFé.org

7 mitos sobre os Santos dos Últimos Dias

Existem muitos estereótipos e mal-entendidos sobre os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Desde dizerem que adoramos bezerros de ouro até acharem que não podemos consumir açúcar e muitas outras. 

Tenho certeza de que muitos de vocês já ouviram pelo menos uma das que iremos desmistificar nesse artigo. 

A mais absurda que já ouvi foi que quando alguém vai no templo sai de lá sabendo voar. E a pessoa ainda queria aprender para que, quando Jesus voltasse, ela pudesse voar até Ele também.

Hoje em dia, sinto que já ouvi de tudo. Então, aqui estão apenas alguns equívocos comuns sobre os membros da Igreja que vamos esclarecer:

1. Não podemos dançar

Como assim? E aquele forrozinho universitário nos bailes da Igreja? Sem falar dos passinhos clássicos dos anos 2000 ao som de Summer Eletrohits.

Muitas pessoas pensam que não podemos dançar por causa das regras da missão. No manual do Centro de Treinamento Missionário, está escrito que os missionários não podem dançar enquanto estão no CTM.

Mas podemos dançar, e temos dançarinos incríveis até famosos participantes de programas como World of Dance e So You Think You Can Dance.

Para quem ainda acha que não podemos dançar, vai até o perfil do Mais Fé no Instagram e com certeza você ver alguém dançar em algum vídeo.

2. Não podemos beber refrigerante com cafeína

Esse mito é um mal-entendido comum e motivo de muito debate entre os membros da Igreja. A Palavra de Sabedoria afirma que “bebidas fortes” e “bebidas quentes não são para o ventre”.

Como o café é uma bebida quente, dizem que não podemos tomar por causa da cafeína. Isso acaba levando algumas pessoas a acharem que só podemos tomar Fanta ou Guaraná. Mas, sinceramente, essa lógica é falha.

Em qualquer churrasco de uma família de Santos dos Últimos Dias vai ter Coca-Cola ou Pespi (a marca é apenas uma questão de gosto pessoal). 

Durante um discurso, o élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, até brincou ao falar sobre como aprender uma nova habilidade exigiu “muitas afirmações reconfortantes de [sua] esposa e litros de um refrigerante dietético cujo nome não [iria] citar.”

Então, de uma vez por todas: sim, bebemos refrigerante com cola. Se não o fazemos, é por uma escolha pessoal e não por ser um mandamento de Deus.

3. As mulheres não podem usar maquiagem

Muita gente nos confunde com os Amish, mas nós podemos, sim, usar maquiagem. As mulheres muitas vezes são incentivadas a mostrar sua beleza natural — o que pode ser feito com ou sem maquiagem. Essa é uma decisão pessoal, e a maioria das mulheres escolhe usar.

4. As mulheres não podem cortar o cabelo

Alguns grupos religiosos que não permitem o corte de cabelo feminino, mas a Igreja de Jesus Cristo não é uma delas. Nós cortamos o cabelo e acreditamos, novamente, essa é uma escolha pessoal. Se seu cabelo vai ser curtinho ou longo, é você quem decide.

5. É proibido assistir TV

Existe um canal com transmissão nos Estados Unidos chamado BYUtv que pertence à Igreja. Assim, não somos proibidos de assistir televisão. No Brasil, por exemplos, a Igreja transmite algumas das sessões da conferência geral em um canal de TV aberto.

É verdade que somos orientados a ter cuidado com o conteúdo que consumimos — seja em séries, filmes ou músicas — mas não somos proibidos de assistir. 

Esse mito talvez venha do fato de que missionários não podem assistir TV durante os 18 a 24 meses de missão.

6. Casais não podem usar anticoncepcionais

É por isso que os Santos dos Últimos Dias têm tantos filhos? Não. Isso é um mito! Os membros da Igreja de Jesus Cristo realmente têm, em média, mais filhos que o restante da população, mas não é porque existe uma proibição quanto ao uso de anticoncepcionais.

Embora algumas denominações religiosas já tenham tido essa expectativa, o Manual Geral da Igreja afirma que “a decisão sobre quantos filhos ter e quando os ter é extremamente pessoal e particular. Deve ser deixada para o casal e o Senhor.”

7. Não podemos doar órgãos

Muitas pessoas acham que não pode doar órgãos porque isso impediria a ressurreição ou perfeição no futuro — já que outra pessoa teria seu coração ou fígado. Mas isso é outro mito. Não sabemos exatamente como isso será resolvido, e encontramos conforto na orientação da Igreja.

O Manual Geral afirma:

 “A doação de órgãos e tecidos é um ato altruísta que frequentemente resulta em grande benefício para pessoas com problemas médicos.”

Ou seja, é uma decisão pessoal, mas também um ato de amor. Então, não precisa se preocupar em estar indo contra a Igreja ao ser doador de órgãos.

O que mais você já ouviu falar sobre os Santos dos Últimos Dias? Deixe nos comentários. Aposto que tem mais uma ou duas histórias malucas por aí. A verdade é que somos pessoas comuns, com fé em Jesus Cristo, tentando viver da melhor forma possível.

E sim, dançando, tomando refrigerante, cortando o cabelo e vivendo a vida com equilíbrio e alegria. Se você já acreditou em algum desses mitos, tudo bem — agora você sabe um pouco mais da realidade. 

E se tiver dúvidas, pode perguntar! Melhor esclarecer do que ficar acreditando que sabemos voar depois de ir ao templo.

Fonte: Third Hour

Veja também: 6 dicas de como ser um cristão melhor

The post 7 mitos sobre os Santos dos Últimos Dias appeared first on maisfe.org.

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *